Conteúdo VIP
Coloque seu e-mail aqui para receber antes de todo mundo e gratuitamente as atualizações do blog!
Vídeo Marketing

Vídeo Marketing: Como usar todo o potencial do vídeo para alavancar suas vendas (infográfico + 8 dicas)

Com a expansão da banda larga e as facilidades de produção e publicação, conteúdos em vídeo vêm se popularizando de forma rápida na internet nos últimos anos. 

O Youtube já conta com mais de um bilhão de usuários acessando o site todo o mês e gastando mais de 4 bilhões de horas assistindo vídeos.

Além disso, as pessoas estão buscando 41% mais respostas em vídeos na internet do que em textos.

Segundo estudo realizado pela Cisco, os vídeos responderão por 69% do tráfego de internet em 2017. Isso é uma estimativa de crescimento comparada aos 57% de 2012, ou seja, não estamos falando de futuro, mas de uma situação consolidada. 

O próprio Facebook já percebeu esse interesse do consumidor em vídeos e iniciou uma "competição" com o Youtube por essa audiência.

Se você publicar um link para o Youtube no seu Facebook ao invés de enviar o vídeo para a própria rede social, ele será exibido para muito menos pessoas, então, aqui já fica uma dica: publique vídeos diretamente no Facebook ;)

Atualmente, os vídeos já são a maior parte do conteúdo consumido na rede, você definitivamente não quer perder esse grande potencial de audiência. 

Pensando nisso, resolvi escrever esse artigo para mostrar alguns dados importantes e como você pode usar o vídeo marketing nas suas estratégias de negócio.

Esse infográfico feito pelo Viver de Blog explica muito do que você precisa saber sobre videomarketing, confira!

 

Infográfico sobre Video Marketing

Ok, você já se convenceu que vídeo é importante na sua estratégio online, mas não faz a menor idéia de por onde deve começar e como produzir esses vídeos.

Sem pânico, preparei 8 dicas importantes pra te ajudar a começar com pé direito. Vamos lá!
 

Bônus: Confira mais 8 dicas de como criar vídeos que funcionem na sua estratégia de marketing digital
 

1 – Seja curto e vá direto ao ponto

Ou pelo menos, tente introduzir nos primeiros 10 segundos (de uma forma criativa) do que tratará o seu vídeo. Isso prenderá a atenção das pessoas e, se o conteúdo realmente for do interesse delas, verão seu vídeo até o final.

2 – Seja relevante

Você está gravando aquele vídeo por algum motivo. Se pergunte se ele está respondendo alguma questão e se ele poderá auxiliar de alguma forma a sua audiência.

3 – Invista na qualidade do vídeo

Tenha certeza se as pessoas estão conseguindo te enxergar e te ouvir bem. Utilize uma boa iluminação e um microfone de qualidade para gravar.

4 – Conheça sua audiência

Assim como em qualquer estratégia de marketing, conhecer para quem você está divulgando sua mensagem é essencial em vídeo. Ao conhecer seu público, você poderá passar exatamente o que ele precisa saber, na linguagem mais adequada e entenderá as motivações que os levam a assistir seu vídeo de cinco minutos em vez de um vídeo qualquer de um gatinho no YouTube.

5 – Estimule seu público a pensar

Independente do seu conteúdo, faça com seu vídeo seja instigante. No final do vídeo, procure deixar uma reflexão e uma pergunta, para que seu público deseje deixar comentários compartilhando as suas visões e respostas.

6 – Seja receptivo

Não é necessário fazer uma alta e cara produção para gravar os seus vídeos. Pessoas gostam de assistir aqueles que conseguem manter um diálogo em vídeo, sendo “gente como a gente”.

7 – Transmita emoções

Sorrisos conquistam tudo! Usar o humor em vídeos transmitirá aos seus espectadores uma sensação de felicidades, o que eles associarão a sua marca. Só tome cuidado para não abusar e esquecer da verdadeira mensagem que seu vídeo quer produzir e, é claro, com o tipo de humor que poderá ofender algumas pessoas.

8 – Não pare no 1º vídeo

Fazer com que as pessoas queiram saber a continuação de suas histórias e conteúdos resultara em uma fidelização do seu público. Crie séries de vídeos que levem as pessoas de episódios em episódios. Isso cria engajamento, fazendo-os retornar ao seu site para assistir o próximo.
 

Conclusão

O vídeo marketing veio para aproximar ainda mais marcas e profissionais de seus consumidores. É uma maneira de fazer marketing que pode gerar muitos ativos digitais, alcançando um número muito grande de pessoas (se comparadas com outras formas de se fazer marketing) e ainda se conectar com o seu público de uma maneira muito mais humanizada. 

Esperamos que você consiga, por meio das dicas e do material exibido no infográfico, colocar em prática, da melhor maneira possível, essa brilhante ferramenta de marketing.

Se você gostou das dicas, compartilhe com seus amigos para que eles também saibam um pouco mais sobre o uso de vídeo no marketing de conteúdo.

 


Igor Barazzetti
Sobre o Autor
Igor Barazzetti é Diretor da Hit Marketing Digital e Publicitário, concluindo pós-graduação em Comunicação Digital. Eterno estudante de marketing, acredita no empreendedorismo como forma de transformação pessoal e profissional.