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10 erros que impedem o seu site de gerar oportunidades de negócios pra você

Você já deve ter visto toneladas de casos de sucesso que provam que criar um site profissional para o seu negócio é uma ótima ideia, certo?

As pessoas, definitivamente, estão na internet o tempo todo. Sendo assim, o ambiente virtual está cada vez mais consolidado como um local onde as oportunidades de negócio surgem a todo minuto.

Talvez você esteja pensando em criar um site para sua empresa, talvez você já tenha um que não traz os resultados que você espera.

Independente do seu cenário, se você acredita que a internet tem mais potencial do que você vêm explorando até o momento, esse texto é pra você. 

Vou te mostrar 10 erros que podem estar levando o seu site a gerar menos resultados do que você esperava que ele geraria.

Se você quer que o seu site seja uma máquina geradora de negócios e que ele realmente trabalhe pra você, evite esses erros a todo custo. Eles podem estar causando perdas de oportunidades e fazendo você deixar dinheiro na mesa.

Aqui estão os 10 motivos:
 

1- Você fez o site pra você e não para o seu cliente

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Esse é o erro mais comum de quem vai criar um site pela primeira vez.

É um momento de ansiedade e, quando faltam informações, muitas decisões são tomadas baseadas em achismos e gostos pessoais. Esqueça seus gostos pessoais, ou aquele site com uma navegação diferente que você acha que chama atenção.

Um site não é um panfleto ou banner de rua pra chamar atenção, ele é uma ferramenta de geração de oportunidades (ou vendas). Tenha em mente que esse site não é pra você, é para o seu cliente. Pense em quem é ele e o que ele vai procurar quando acessar o seu site.

Pense também em que ação você quer que ele tome quando estiver no seu site e facilite isso o máximo possível. Se alguém chegou no seu site é porque está procurando alguma coisa.

Quando se trata de fazer negócios, a maioria das pessoas quer resolver o seu problema de forma rápida e objetiva.

A não ser que você trabalhe na indústria de entretenimento, foque na usabilidade e permita que o cliente resolva seu problema ou entre em contato com você sem ter que dar milhares de cliques, fechar animações e ouvir música pra isso.

 

2- Seu site não é responsivo

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Um site responsivo é aquele que se adapta a diferentes resoluções.

Significa que quando alguém acessar seu site por meio de um celular ou tablet, por exemplo, verá uma versão adaptada para esse dispositivo específico. Isso, é claro, se seu site, de fato, for responsivo.

Ele terá uma versão própria para celulares e tablets, por exemplo. Levando em conta que o smarthphone já é o principal meio de acesso à internet no Brasil, ter um site responsivo é uma questão técnica que não pode mais ser ignorada.

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A não ser, é claro, que você não se importe em perder mais da metade das oportunidades que aparecem no seu site porque seu prospect abandonou seu site pela péssima experiência de navegação.

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3- Ele não possui formulários de contato nas páginas de produtos ou serviços
 



As pessoas não tem paciência na internet. O site do concorrente está na aba do lado.

Você precisa fazer tudo o que for possível para o seu cliente entrar em contato o quanto antes. Para isso, você não deve limitar a forma de contato do seu site a página de "entre em contato".

Muitos possíveis clientes vão chegar a o seu site procurando por um produto específico e nem vão passar pela página principal. Permita que seu cliente acesse um formulário de contato rápido dentro da página página do produto e veja suas conversões aumentarem.

Além disso, procure simplificar esse formulário com o mínimo de campos possível. Eu dobrei o volume de orçamentos solicitados no site da Realplast, apenas fazendo uma pequena modificação e simplificando o formulário que aparecia em todas as páginas de produto.

Removi, alguns campos, incluindo o campo de mensagem e dei a possibilidade do cliente escolher se prefere ser atendido por e-mail ou telefone.



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Os resultados falam por si. Se você não tem um formulário em cada página de produto, corra e faça isso agora mesmo.
 

4- Você não usa ctas eficientes

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Cta significa "call to action". Em português, significa chamadas de ação e é exatamente a isso que se refere.

Você quer que seu visitante faça alguma coisa no seu site? Que tal pedir pra ele fazer?

Use chamadas de ação em banners e áreas estratégicas do seu site pedindo para o cliente executar alguma ação. Você pode pedir que ele entre em contato ou solicite um orçamento usando palavras que estimulem a urgência.

Por exemplo: Solicite um orçamento agora mesmo

Outras palavras que costumam chamar a atenção do usuário: Gratuito, Novo, Você, Dinheiro, Economizar, Fácil, Amor, Descoberta, Resultados, Saúde, Aprovado, Garantido, Como, Agora, Anuncia, Apresenta, Chegou, Lançado, Recém Chegou, Importante, Progresso, Importante, Sensacional, Incrível, Inesquecível, Revolucionário, Milagre, Mágica, Rápido, Oferta, Desejado, Desafio, Conselho Para, A Verdade Sobre, Comparar, Desconto, Última Chance.

Você pode usar elas tanto em cta's como em textos, títulos de artigos e etc. Colocar os cta's dentro de elementos que representem botões tende a aumentar a taxa de cliques, também.

Veja esse exemplo abaixo, você consegue identificar os CTA's e as palavras poderosas usadas nessa página? 

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5- Ele não tem um visual de site profissional

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Seu site não precisa ser uma obra de arte. Como eu falei anteriormente, entre estética e usabilidade você deve tender para a usabilidade, se quer facilitar as coisas para o seu cliente. 

Na verdade, priozar demais a estética, deixando de lado outros aspectos mais importantes, também pode ser problemático.

No entanto, isso não significa que seu site possa andar mal vestido por aí. A primeira impressão conta.

Imagine a seguinte situação: Você vai em uma loja e ela está bagunçada, suja e você ainda é atendido por um vendedor mal vestido. A sua reação, provavelmente, vai ser sair correndo dessa loja.

Não vai nem querer ouvir o que o vendedor tem a dizer ou conhecer seus produtos. Se seu site tem um visual ruim, é essa a reação que você vai causar na maioria dos visitantes. Design faz diferença.
 

6 - Ele é lento e não foi otimizado para SEO

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SEO é uma abreviatura para o termo Search Engine Optimization e significa otimização para mecanismos de busca. Se seu site não for minimamente otimizando, as suas páginas não serão indexadas pelo Google e você perderá milhares de visitantes.

Segundo estudo da Relevance, o tráfego gerado pelo Google é distribuído da seguinte forma:

  • A primeira posição do Google recebe 18,2% de todo o tráfego.
  • A segunda posição recebe 10,1%.
  • A terceira 7,2%.
  • A quarta 4,8%.
  • Todos os outros resultados menos do que 2%.

Isso significa que se seu site não aparecer na primeira página ele praticamente não existe para quem faz buscas na internet. Alguns aspectos que você precisa prestar atenção para que se site seja otimizado são:

  • Cada página deve ter seu próprio título e deve conter a palavra-chave relevante
  • Urls precisam ser amigáveis, ou seja, as palavras-chave precisam aparecer nelas
  • Descrição (meta description) deve ser clara e possuir a palavra-chave
  • Suas palavras-chave devem aparecer no texto de forma repetida (mas não exagerada)
  • A palavra-chave deve aparecer no h1 e em um ou mais h2
  • Use também palavras-chave relacionadas no texto
  • Links que direcionam para o site são importantes (link building)
  • Imagens devem ser nomeadas corretamente e possuir a tag "Alt" preenchida.
  • Seu site deve ser responsivo

Isso é o extremo básico do SEO.

Muitas pessoas não tem paciência de iniciar um trabalho de otimização porque ele leva de 4 a 6 meses para começar a surtir efeitos mais perceptíveis, mas, as recompensas são grandes para quem consegue alcançar as primeiras páginas.

Outro aspecto importante e que acaba afetando a experiência do usuário e também a sua posição no Google é a velocidade do seu site. Para melhorar a velocidade dele, você precisa de um bom servidor de hospedagem, imagens otimizadas e um código bem estruturado.

Você pode acessar o Google Pagespeed Insights para fazer um teste de velocidade do seu site.

Se você quiser, pode solicitar um orçamento para que nós façamos uma otimização do seu site.
 

7 - Você nunca testou as suas páginas

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Eu não falo apenas de testes que garantem o seu bom funcionamento. Isso é o básico e você não estaria fazendo nada além da sua obrigação ao garantir que as coisas, ao menos funcionam quando alguém acessa seu site.

Estou falando de testes A/B para melhorar a conversão das suas páginas.

Lembre-se de uma coisa, quem está do outro lado acessando seu site e clicando nos seus links são pessoas. Pessoas nunca são tão previsíveis como parecem. 

Se alguém te disse que o botão de comprar tem que ser verde, ela pode estar completamente certa ou ... completamente errada. Você só vai saber o que funciona melhor para o seu público testando.

É claro que existem técnicas que funcionam na maioria dos casos, mas, a maioria dos casos não são todos os casos. Sim, você pode ser a exceção.

Veja o exemplo que citei anteriormente do formulário de contato da Realplast. Eu não teria dobrado a conversão se não tivesse testado formatos de formulário de contato diferentes.

Se você quer levar seus níveis de conversão para o alto, vai precisar medir e testar muitas opções diferentes, não tem jeito.
 

8- Você não produz conteúdo

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Você notou que a maioria das buscas que você faz no Google costumam colocar nas primeiras posições textos de blogs?

As pessoas adoram conteúdo e soluções para seus problemas, é isso que elas mais procuram na internet. O Google entendeu isso e, como ele quer dar para as pessoas o que elas procuram, ele recompensa quem produz isso com as primeiras posições.

Conteúdo é rei na internet e é a principal base do Inbound Marketing. Se você não tem um Blog dentro do seu site, deveria correr pra fazer um. Sem produzir conteúdo, você dificilmente conseguirá galgar as primeiras posições em termos mais competitivos.
 

9- Ele não tem tráfego

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Aqui está, talvez, o maior problema de sites que geram pouco ou nenhum resultado.

Você pode ter um site tecnicamente perfeito, mas, se ele não recebe visitas, obviamente ele não vai gerar resultados simplesmente porque as pessoas não encontram ele.

Você precisa gerar tráfego para o seu site, e existem muitas formas de fazer isso. Aqui estão algumas das principais fontes de tráfego:

  • SEO (Ganho de posição orgânica no Google)
  • Google Adwords
  • Facebook Ads
  • Redes sociais
  • Blog
  • Youtube
  • E-mail Marketing
  • Slideshare

Existem muitas outras fontes de tráfego, você pode fazer uma busca rápida no Google e encontrar elas. Eu diria que existe duas maneiras de você gerar muito tráfego para seu site:

  • Com tempo
  • Com dinheiro

Algumas das fontes que eu citei são gratuitas, mas você precisa produzir muito conteúdo, de forma consistente, se quiser colher os frutos. Outras, como o Google Adwords e Facebook Ads vão trazer toneladas de pessoas para o seu site em muito pouco tempo, mas você vai ter que pagar por isso.

Trabalhando com uma estratégia combinada de SEO + Adwords eu consegui aumentar em mais de 4000% o volume de orçamentos recebidos pelo site da Realplast. Vale ressaltar que uma estratégia de geração de tráfego ideal não coloca todos os ovos em um cesto só.

Procure diversificar suas fontes de tráfego e seus resultados serão fantásticos.
 

10 - Seu site é em Flash

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Eu quase decidi deixar esse item de fora porque isso é tão arcaico que praticamente todo mundo já sabe que ter um site feito em tecnologia Flash e não ter site nenhum dá, praticamente, na mesma.

A tecnologia flash é muito mal indexada pelo Google e é inacessível em tablets e celulares. Se você tem um site em flash é porque realmente parou no tempo e nenhuma das dicas anteriores vai te ajudar a obter mais resultados com esse site.

A solução é fazer um novo.
 

Conclusão
 

Esses são os principais motivos que levam a maioria dos sites a fracassarem.

Revise cada uma dessas etapas e aplique o que você aprendeu aqui e você verá os resultados aparecerem.

Caso você precise de ajuda para construir um site gerador de resultados ou, mesmo, gerar mais tráfego e conversão no site que você tem hoje, entre em contato e solicite um orçamento pelo e-mail hit@hitdigital.com.br ou pelo nosso formulário de contato.

Se você gostou desse texto, compartilhe nas suas redes sociais, clicando nos botões de compartilhamento abaixo, para que mais pessoas possam aproveitar esse conhecimento em seus negócios.


Igor Barazzetti
Sobre o Autor
Igor Barazzetti é Diretor da Hit Marketing Digital e Publicitário, concluindo pós-graduação em Comunicação Digital. Eterno estudante de marketing, acredita no empreendedorismo como forma de transformação pessoal e profissional.