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Facebook Fanpages para Pequenas Empresas

Os 7 erros mais comuns de pequenas empresas no Facebook

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Pequenas empresas já perceberam as vantagens de estar na rede e mostrar sua marca. Para isso, é preciso seguir algumas regras que podem ajudar a melhorar a imagem do seu negócio e atrair novos clientes.

Uma boa gestão é uma maneira de engajar seu público-alvo e aumentar sua rede de clientes - e potenciais clientes - através da criação de conteúdo relevante, atraindo, envolvendo e gerando valor. Assim, seus clientes criam uma percepção positiva de sua empresa, estabelecendo uma relação de confiança no momento de efetuar uma compra, por exemplo.

 

O seu conteúdo tem que ser relevante para o consumidor
 

Sua atuação na rede, no entanto, precisa ser planejada e ter procedimentos para trazer resultados. 

Confira os 7 erros mais comuns de pequenas empresas que seu negócio deve evitar no Facebook.

 

1. Não planejar

Faça um planejamento de como pretende atuar na rede, o que espera como resultado e como irá responder reclamações, por exemplo.

 

2. Confundir perfil com página

Um erro bastante comum entre as pequenas empresas é criar um perfil e não uma página para sua empresa.

Para criar sua página, você pode seguir esse passo a passo.

 

3. Anunciar apenas promoções

O conteúdo é essencial para sua atuação no Facebook.

“Conteúdo tem que ser relevante para o consumidor. Foto ou vídeo geram mais empatia. Se for lúdico, rendem mais likes e compartilhamentos. Para cada 5 posts de conteúdo, você faz 1 do produto”, afirma especialista.

 

4. Não preocupar-se com a aparência

A falta de padrão visual é outro erro comum. Procure manter a identidade visual de sua página igual ao do website da sua empresa. Outra dica é usar estas ferramentas para incentivar a participação do usuário.

 

5. Não responder rapidamente

Inevitavelmente, o Facebook se torna um canal de comentários e reclamações, sendo por muitas vezes o principal canal de comunicação com a empresa. A diferença entre a rede social e um SAC é o tempo de resposta esperado pelo cliente. Também deve haver o cuidado com as respostas, pois uma mensagem mal respondida porde se espalhar rapidamente.

 

6. Desrespeitar os clientes

Tudo nas redes sociais se multiplica com muita velocidade. O melhor procedimento, para o caso de reclamações na página, é pedir desculpas pelo erro e propor uma solução.

 

7. Abandonar a página

Outro problema é criar a página e deixá-la desatualizada. Se tem presença na rede, deve mantê-la ativa e viva. Muitas empresas simplesmente criam o canal e depois abandonam. Para manter esse canal eficiente, é importante desenvolver conteúdo e atualizá-lo.

 

Mais importante que as curtidas, é medir o seu engajamento.

 

Conseguir mais likes é apenas um dos passos para aumentar suas vendas, o correto é aplicar estratégias para conquistar seguidores que realmente estejam interessados no que você tem a oferecer e possam interagir de maneira a agregar valor, ou seja, atingir seu público alvo.


Nosso serviço de gestão de redes sociais contempla definição de estratégia, monitoramento e produção de conteúdo; visando aproximar e fidelizar clientes a partir de um relacionamento ativo e eficaz.

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Igor Barazzetti
Sobre o Autor
Igor Barazzetti é Diretor da Hit Marketing Digital e Publicitário, concluindo pós-graduação em Comunicação Digital. Eterno estudante de marketing, acredita no empreendedorismo como forma de transformação pessoal e profissional.