Conteúdo VIP
Coloque seu e-mail aqui para receber antes de todo mundo e gratuitamente as atualizações do blog!
Como escrever textos que são facilmente encontrados pelo Google

Como escrever textos que são facilmente encontrados pelo Google

SEO e Adwords 0 comentários

A geração de conteúdo é o principal recurso para aparecer no topo das buscas. Aprenda a escrever da maneira certa para ser encontrado pelo Google.
 

Escrever conteúdo otimizado para os motores de busca há cinco ou dez anos era muito mais difícil do que é agora. Naquela época, você tinha que pensar o que os motores de busca gostavam. Hoje em dia você apenas tem que escrever como você faria normalmente. Os algoritmos de buscas têm percorrido um longo, longo caminho. Isso é bom, porque os resultados do motor de busca estão mais relevantes do que nunca, assim como produzir conteúdo otimizado.
 


Escreva da mesma forma que você falaria
 

Quando tentamos explicar às pessoas como escrever "para SEO", dizemos que devem se esforçar para escrever da mesma forma como falam. Você não costuma ver pessoas falando palavras-chave em suas conversas diárias, por isso, usar a forma como você fala como referência é útil.

É claro que deve haver diferenças entre a forma como você fala e escreve, mas, em geral, a idéia é manter o texto o mais natural possível.

O segredo para escrever para SEO é simples - não escreva para SEO. Acabamos de escrever sobre um tema ou palavra-chave como eu fariamos normalmente, porque ao fazer isso invariavelmente usamos palavras semelhantes e frases relacionadas.

Não apenas escrevemos 500 palavras usando dez palavras-chave - meticulosamente, pesquisamos e moldamos o conteúdo para que fique o mais conciso possível, enquanto oferecemos valor aos nossos leitores.
 

Conteúdo interessante atrai links e interação social.
 

Não use palavras-chave recheadas de conteúdo chato. O Google sabe que seu conteúdo é recheado de palavras-chave e irá classifica-lo de qualquer maneira.


Otimização On-page
 

Obviamente não somos grandes fãs de textos cheios de palavras-chave, mas apreciamos o fato de você querer aperfeiçoar a sua otimização on-page. Isso pode ser feito através do uso de tags de cabeçalho (H1, H2, H3, etc.) ou até mesmo a inclusão de links relevantes. Lembre-se, porém, que existe penalização (penalidade por otimização excessiva), por isso não exagere, caso contrário, seus esforços podem acabar inibindo a capacidade de classificar o seu site corretamente.


Conteúdo de alta qualidade + otimização adequada on-page é o caminho a percorrer.
 

Incorporar uma longa lista de palavras-chave em seu conteúdo fará com que você seja banido - juntamente com ferramentas automatizadas, compra de links e páginas de entrada.

De certa forma, "abandonamos" a escrita para SEO completamente. A razão de eu não escrevermos para SEO é porque é o que funciona para gente. Se você ainda souber alguns truques que funcionam para as diretrizes para webmasters do Google que o ajudam a chegar junto de seus concorrentes nas páginas de resultados do mecanismo de busca (SERPs), que ótimo, continue fazendo-os!

Acreditamos que o "escrever para SEO" mudou bastante e que a qualidade do seu conteúdo está acima de uma seleção de palavras chave. Claro, foque seu artigo ou conteúdo em torno de um tema ou título específico, mas não tente preencher a cota com palavras-chave X número de vezes. Mais do que nunca os usuários esperam qualidade, conteúdo relevante que oferece valor, não baboseiras recheadas de palavras-chave. Os motores de busca esperam o mesmo.


Bônus (cuide das suas imagens) 
 

Falamos de como escrever textos, mas não esqueça que um cuidado com as imagens é igualmente importante. Nunca esqueça de nomear corretamente as suas imagens, o Google não sabe o que é DSC9095.jpg. 

Utilize nomes representativos, nessa postagem, por exemplo, o nome da imagem é como-escrever-para-o-google.jpg e o texto alternativo (alt) é "Como escrever textos que são facilmente encontrados pelo Google".

Gostou? Ficou com alguma Dùvida? Deixe um comentário que responderemos!

SEO e Adwords 0 comentários

Igor Barazzetti
Sobre o Autor
Igor Barazzetti é Diretor da Hit Marketing Digital e Publicitário, concluindo pós-graduação em Comunicação Digital. Eterno estudante de marketing, acredita no empreendedorismo como forma de transformação pessoal e profissional.