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Como aparecer no Google

4 simples dicas de SEO que vão te ajudar a ganhar posições no Google rapidamente

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Então, você quer saber como aparecer no Google, ou mesmo como ganhar posições para que seu site, ao menos, apareça na primeira página do buscador?  Alcançar as primeiras posições não é uma tarefa fácil e dependendo das palavras que você quiser rankear, talvez precise contratar um serviço especializado de SEO ou estudar técnicas mais avançadas.

Mas se o seu negócio é dar os primeiros passos e garantir que sua página seja listada em algumas das suas principais buscas, essas simples dicas já vão fazer seu site ou blog dar um grande salto no volume de acessos.

Como aparecer no Google

1- Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio
 

Se você ainda não fez isso, pare tudo e faça isso imediatamente. É a melhor forma de começar a obter resultados e ser encontrado na pesquisa do Google sem gastar um centavo. É particularmente importante fazer esse cadastro se seu negócio é um negócio local (mesmo que não seja, também é importante). 

Então, vamos ao passo a passo:

Você deve cumprir com cuidado cada etapa para evitar que o seu cadastro seja cancelado ou adiado.

  • Acesse www.google.com.br/business e faça login com sua conta do Google;
  • A primeira opção que vai aparecer (se você ainda não tiver cadastro lá) é uma seleção de segmento do negócio. Escolha a mais adequada;
  • Use o campo de pesquisa, no canto superior direito, para pesquisar o nome da sua empresa, se encontrar sua empresa clique sobre ele, caso contrário, clique para cadastrar os dados;
  • Preencha os dados de sua empresa com cuidado, pois, não é aconselhável mudar depois;
  • Revise os dados com cuidado e solicite a verificação por cartão postal ou telefone. A verificação por telefone nem sempre está disponível para todas as empresas. Se estiver, continue com a página aberta e aguarde o telefonema para realizar a confirmação;
  • Após finalizar esse processo faça o logout e procure não entrar mais nesse site até o recebimento do cartão postal. Se você alterar dados durante esse período corre o risco de ter seu cadastro cancelado ou adiado.

Feito isso, é só aguardar. O prazo para recebimento desse cartão costuma variar entre 15 e 30 dias. Quando chegar, acesse novamente o site e digite o código impresso. Siga as etapas de verificação do cadastro. 

Se você enfrentar problemas ou não encontrar essas opções disponíveis durante seu cadastro, significa que alguém já fez o cadastro da sua empresa antes. Nesse caso, você precisará entrar em contato com essa pessoa para que ela realize a atualização ou passe os dados de acesso pra você.


Como aparecer no Google
 

2- Otimize os títulos e descrições das suas páginas
 

Os títulos ( Meta Titles) e descrições (Meta Description) das suas páginas são importantes para o Google identificar se aquilo que sua página oferece vai de encontro com o que o usuário está procurando.

Para que você entenda o que é o title e o description, observe a imagem abaixo: 

Eu fiz a busca: Como instalar alarme
como aparecer no google
Esse foi o resultado que apareceu em primeiro lugar. O título e a descrição estão perfeitamente otimizados. Observe como a palavra chave principal aparece no começo do título para só em seguida aparecer o nome da empresa (Segurança Primeiro).

Na descrição a palavra chave aparece no início da frase, isso faz com que ela se destaque em negrito. Ainda na descrição, a frase promete te ensinar a instalar o alarme residencial de forma simples e rápida, diz que toda a informação necessária está aí e te convida pra acessar o artigo com o "veja agora". Perfeito.

Esse é um título e descrição perfeitamente otimizado e isso é o que você deve fazer com cada página do seu site com a palavra específica que você gostaria de rankear para cada uma delas.

Dica extra: Tentar ganhar posição para buscas muito genéricas como: cadeira, sapato, tênis, notebook ... etc, pode não ser uma boa ideia pois a concorrência é muito alta. Ao invés disso, acesse o Google Keyword Planner e coloque lá a palavra que você gostaria de rankear. Ele vai te dar o volume de buscas para essa palavra e para outras buscas relacionadas, assim, você pode decidir qual palavra vale mais a pena você investir. 

Prefira palavras de "cauda longa", por exemplo, ao invés de tentar rankear "notebook", tente rankear algo como "conserto de notebooks" ou "manutenção de notebooks".


Como aparecer no google
 

3- Otimize a URL das suas páginas
 

Assim como os titles e descriptions, a URL da sua página é importante para que o Google entenda exatamente do que se trata seu conteúdo.

Aqui a regra é ser o mais assertivo possível, colocando a palavra chave exata que você está tentando rankear.

Vamos voltar ao exemplo anterior, veja:

como aparecer no google

Essa é a URL dessa página e ela contém a palavra chave exata da busca: como instalar alarme residencial.

Tenha cuidado para que todas as suas URLs contenham as palavras chave corretas também.

Obs: Nunca tente encher uma url de palavras chave (o mesmo serve para os titles e description), o Google identifica isso e não te dará relevância para nenhuma delas. Tente competir por assertividade escolhendo uma única palavra de cauda longa que você identificou bom volume de buscas pelo Keyword Planner.

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4- Otimize as suas imagens 
 

Aqui você precisa se preocupar com três coisas:

  • Peso da sua imagem: O peso da imagem não afeta a possibilidade de rankeamento dela, mas afeta o desempenho do seu site o que acaba impactando em outros fatores que influenciam o rankeamento. Por isso, procure enviar uma imagem otimizada e com tamanho (em kbps) reduzido. Uma ferramenta que pode facilitar sua vida é o compressor.io. Com ele você consegue reduzir o tamanho de uma imagem sem perda de qualidade.
  • Título da sua imagem: O Google não sabe o que é DSC0956.jpg, por isso, você sempre deve renomear as imagens da sua página ou seu artigo de forma que ela contenha a palavra chave que você está trabalhando. Se você está tentando rankear a palavra "conserto de notebooks", por exemplo, as imagens dessa página deveriam ser renomeadas para conserto-de-notebooks.jpg, conserto-de-notebooks-1.jpg, conserto-de-notebooks-2jpg e assim por diante.
  • Atributo ALT da imagem: Toda imagem deve conter no código html o atributo ALT preenchido. Esse atributo diz pro Google do que se trata essa imagem e por isso é fundamental preenchê-lo. Considera-se boa prática usar até 5 palavras para descrever a imagem. Seguindo o mesmo exemplo anterior, a imagem conserto-de-notebooks.jpg deveria ter o atributo ALT preenchido com "Conserto de Notebooks". Nesse caso, poderia inserir mais duas palavras se desejar ser mais específico. ex: "Conserto de Notebooks Usados" Ou "Conserto de Notebook Ferramentas".

 

Chegamos ao fim desse artigo, tenho certeza que se você implementar apenas essas 4 dicas já verá um grande resultado no seu volume de acessos e na sua geração de negócios por meio do seu site.

Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários. Compartilhe esse artigo se você acredita que ele pode ser útil para outros empreendedores. 

Caso você esteja procurando um profissional para alvancar seu posicionamento orgânico no Google, entre em contato. Podemos ajudar!

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Igor Barazzetti
Sobre o Autor
Igor Barazzetti é Diretor da Hit Marketing Digital e Publicitário, concluindo pós-graduação em Comunicação Digital. Eterno estudante de marketing, acredita no empreendedorismo como forma de transformação pessoal e profissional.