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9 maneiras de fortalecer o seu cérebro

9 maneiras de fortalecer o seu cérebro

O cérebro é um órgão, e não um musculo, como muitos dizem. Mas, mesmo assim, você ainda pode treinar o seu cérebro.
 
Assim como um músculo, tarefas repetitivas podem ser maçantes ou até mesmo danificar a sua acuidade mental, enquanto novos desafios e atividades podem fortalecer seu cérebro e torná-lo mais esperto.
 
Prepare-se para o treino.
 

#1. Explore a sua fraqueza

 
Este primeiro desafio vai parecer contra intuitivo, mas há ciência para apoiá-lo. Se você é uma pessoa matutina, que é mais produtiva e alerta no início do dia, tente enfrentar uma tarefa criativa à noite, e vice-versa se você for notívago.
 
Você vai descobrir que este é estressante trabalhar duro em um momento em que você normalmente não pode render resultados surpreendentemente bons.
 
Esse exercício funciona melhor para tarefas criativas, ao invés de tarefas de análise, e você vai se surpreender com o que você pode fazer quando trabalha em um momento que não é o seu ideal.
 

#2. Pratique jogos de memória

 
Quer se trate de um jogo de correspondência de baixa tecnologia ou uma solução de alta tecnologia como Lumosity, trabalhar ativamente para melhorar a sua memória produz resultados mensuráveis.
 
A memória é realmente fundamental não apenas para aparecer, mas também ser inteligente.
 
Imagine se você pudesse se lembrar de tudo que você já aprendeu. Isso pode nunca acontecer, mas se você pode treinar seu cérebro para ser capaz de lembrar até mesmo uma pequena porção das coisas que você está esquecendo atualmente, você vai ser mais inteligente e mais eficiente.

 

#3. Faça trabalhos mnemônicos

 
Isso ajuda a esticar o seu cérebro para criar e usar novas associações. Trabalhar para lembrar os nomes das pessoas que você acabou de conhecer, por exemplo, pode incluir associar seu nome com a sua profissão ou seus interesses.
 
André, o arquiteto ou a advogada Mariana força seu cérebro a trabalhar um pouco mais e produz resultados em que você não se atrapalha com esses nomes quando precisa citá-los.
 

#4. Levante as sobrancelhas

 
Confie em mim. Enquanto você pode querer praticar esta dica em particular, você vai ficar satisfeito. Você pode se sentir bobo, mas assim que você tentar esta dica, você vai entender exatamente o que quero dizer.
 
Levantando as sobrancelhas abre os olhos mais amplo, resultando em um leve impulso de adrenalina. Você vai se sentir imediatamente mais brilhante e mais alerta.
 
Levantar a sobrancelha aumenta nossa adrenalina.
Levantar a sobrancelha aumenta nossa adrenalina.
 

#5. Leia livros que ultrapassam seus limites

 
Não há problema em dar pequenos passos, mas a leitura é uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu cérebro.
 
Talvez você só se comprometa a desligar a TV (que é muito mais passiva do que leitura) e pegar um livro qualquer livro de vez em quando. O ponto é ler algo que seja diferente de suas habilidades normais, porque amplia seus horizontes de leitura e você está ficando mais esperto.
 
Troque seu romance de costume para um livro de história, ocasionalmente, ou trocar o seu gibi por um clássico da literatura, de tempos em tempos. O objetivo é sair de sua rotina de leitura.
 

#6. Experimente novos hobbies

 
Experimente novas companhias que direcionam seu foco e atenção de uma forma nova para você.
 
Domine uma nova tarefa, qualquer coisa, seja do futebol, passando para o golfe, ou aulas de dança. Isso desenvolve um novo território em seu cérebro.
 
Qualquer novo desafio de empreender vai criar novas associações e forçar o seu cérebro a acomodar novas informações e novas rotinas.
 

#7. Coma melhor

 
Órgãos exigem nutrição, e idealmente você deve se esforçar para ter uma dieta equilibrada, pois se o seu cérebro está morrendo de fome, ele não está crescendo.
 
Mesmo saudáveis, pessoas bem nutridas podem se beneficiar de uma ajuda adicional de tempos em tempos, e suplementos, como ginkgo biloba podem ajudar a melhorar a sua concentração, melhorar sua memória e aumentar a sua capacidade de atenção.
 

#8. Exercite-se

 
Os exercícios melhoram absolutamente tudo.
 
Você não vai só se sentir melhor se se exercitar regularmente, mas o exercício também melhora a circulação por todo o corpo, levando proteínas e nutrientes para o cérebro.
 
Corpo forte, mente forte!
 
Não é apenas o seu cérebro que se beneficia quando você se exercita.
Não é apenas o seu cérebro que se beneficia quando você se exercita.
 

#9. Durma o suficiente

 
Como o exercício, o sono adequado melhora todas as facetas da nossa vida. Operar com um déficit de sono pode realmente ser perigoso, e de fato, estudos têm demonstrado que a privação do sono pode resultar em sintomas que imitam intoxicação.
 
Uma técnica que pode aumentar especificamente a sua atividade cerebral durante o sono é comer um pequeno lanche antes de ir dormir, algo com um pouco de açúcar natural, como frutas.
 
Esse pequeno lanche irá manter o seu cérebro mais ativo, enquanto o seu corpo descansa, o cérebro ativa será cada vez mais forte.
 
Você quer ser mais inteligente dia após dia?
 
Pensar em seu cérebro como um músculo é realmente uma ótima analogia, mesmo que não seja tecnicamente precisa.
 
Se você não exercitar um músculo, ele enfraquece, e se atrofia. Se você exercitar esse músculo, exatamente da mesma maneira mais e mais, dia após dia, o músculo não vai atrofiar, mas não vai crescer ou desenvolver.
 
Se você usar consistentemente o músculo de novas maneiras, esticando, empurrando e o desafiando, você vai aumentar o músculo e torná-lo mais forte.
 
Essa é exatamente a forma como o cérebro funciona. Desafie seu cérebro em maneiras novas o mais rápido possível, e você vai ser mais forte e mais inteligente do que você era ontem.
 
Este artigo foi adaptado do original, “9 Ways to Instantly Strengthen Your Brain”, do OPEN forum.*
 

Igor Barazzetti
Sobre o Autor
Igor Barazzetti é Diretor da Hit Marketing Digital e Publicitário, concluindo pós-graduação em Comunicação Digital. Eterno estudante de marketing, acredita no empreendedorismo como forma de transformação pessoal e profissional.