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10 Leis de Spam no E-mail Marketing Que Você Precisa Saber

10 Leis de Spam no E-mail Marketing Que Você Precisa Saber

E-mail Marketing 0 comentários

E-mail marketing é uma ferramenta valiosa na sua estratégia de marketing. É uma maneira de falar diretamente com seus clientes quando eles, expontâneamente, optaram por ouvir mais de você. Uma vez que lhe deram seus dados, você pode enviar-lhes e-mails relevantes conforme seu perfil, incluindo detalhes personalizados.

É rápido e fácil de configurar - especialmente se você usar uma ferramenta de automação. Além disso, você é capaz de ver os dados de seus clientes e controlar o conteúdo que eles têm interesse, bem como relatar os resultados financeiros.

Infelizmente, existem empresas que exploraram este canal de marketing brilhante de maneira errada, causando uma má reputação. Spammers enviam e-mails para qualquer um, sem se importar em como obtiveram esses dados. Às vezes o conteúdo é de uma empresa real e eles apenas violaram regras do e-mail marketing, mas em alguns casos podem ser criminosos que tentam enganar e pegar dinheiro dos desinformados.

 

  

A lei - CAN-SPAM Act 2003

Leis que impedem este tipo de negócio foram postas em prática, principalmente através do “CAN-SPAM Act” de 2003. Este foi posto em prática pelo presidente George Bush como uma forma de estabelecer o padrão nacional para o envio de e-mails comerciais. 

A lei tornou o email marketing um pouco mais complicado para as empresas, mas tranquilizou os clientes de que suas caixas de entrada não estarão repletas de spams irrelevantes ou perigosos. Desde que as leis foram feitas, os clientes se sentem mais confiantes para dar o seu endereço de e-mail e outros dados para empresas. Estamos de volta no circuito onde os endereços que você conseguir legitimamente são como ouro.

Regras são regras, e eles precisam ser seguidas. Mas elas são fáceis de gerenciar uma vez que você está familiarizado.
 

Aqui estão as 10 Leis de Spam no E-mail Marketing Que Você Precisa Saber:

 

1. Opt In – Seu cliente deve conceder o cadastro

O Opt In é o consentimento de um cliente para receber seu conteúdo. Seu site ou landing page deve ter uma caixinha onde o cliente tem a opção de marcar uma opção que indica que ele quer receber mais e-mails de você.


2. Não use informações falsas ou enganosas no cabeçalho

Os clientes têm o direito de saber de onde o e-mail veio, então, ele deve representar a empresa ou pessoa que enviou a mensagem. Suas informações de roteamento também devem ser claras, incluindo o nome de domínio de origem e endereço de email.


3. Não faça chamadas enganosas

Um spammer experiente sabe que o título do assunto é a maneira mais fácil de conseguir visualizações. Porém, sua chamada deve refletir precisamente o conteúdo da mensagem. Se a oferta no interior é de 10% de desconto, por exemplo, sua chamada não pode sugerir uma percentagem superior.


4. Se sua mensagem for um anúncio, deixe isso claro

Os profissionais de marketing têm desenvolvido técnicas ao longo dos anos para serem mais discretos, fazendo com que o anúncio ou mensagem pareça mais com uma recomendação do que um anúncio. No entanto, a lei CAN-SPAM exige que você deixe isso claro. 


5. Dê a seus clientes uma localização real

Isto dá a seus clientes outra maneira de contatá-lo e mostra que você é uma empresa real, que gera confiança. A mensagem deve incluir um endereço postal válido. 


6. Opt Out - Seu cliente pode escolher não receber mais seus e-mails

E-mail marketing deve ser sempre uma escolha do cliente. Deixe claro em sua mensagem que o destinatário pode optar por não receber seus e-mails no futuro e dê instruções de como fazê-lo. Não adianta tentar fazer desta mensagem ou dos links de cancelamento de assinatura discretos usando fontes pequenas ou mais claras; você precisa deixar isso claro.

Você também precisa dar um endereço de retorno de e-mail para permitir que as pessoas lhe digam o porquê do descadastramento. Isso pode ser feito através de um menu de opções.


7. Honre seus pedidos de descadastramento

Verifique se o seu próprio filtro de spam não impede que os pedidos de opt-out cheguem. Uma vez que você os recebeu, certifique-se de honrar o pedido no prazo de 10 dias úteis. Qualquer mecanismo de descadastramento deve ser capaz de processar os pedidos de opt-out durante pelo menos 30 dias depois que você enviar a sua mensagem.

Depois de remover o destinatário de sua lista, você não está autorizado a vender ou transferir seus dados a ninguém.


8. Monitore o que os outros estão fazendo em seu nome

Você deve monitorar qualquer empresa externa que faça seu e-mail marketing por você. Tanto a empresa que envia o e-mail quanto você devem estar de acordo com a lei.


9. Definição de e-mail promocional

A Lei CAN-SPAM define o e-mail comercial como "qualquer mensagem de correio eletrônico com a finalidade principal de propaganda ou promoção comercial de um produto ou serviço comercial (incluindo conteúdos em um site operado para fins comerciais)”. A Lei CAN-SPAM só se aplica a mensagens comerciais, em vez de e-mail transacional ou relacionamento. Isto significa que se você enviar recibos de pedidos ou informações de garantia, por exemplo, só precisa ter certeza de que a informação do seu encaminhamento está correta. Tenha cuidado se você começar a adicionar quaisquer mensagens publicitárias nestes tipos de e-mails, pois eles podem ser enquadrados como e-mail comercial.


10. Cuidado com os incentivos para encaminhamento do e-mail

Você pode oferecer um link para que o destinatário possa encaminhar o e-mail a um amigo, no entanto, se você incluir um incentivo para o seu cliente compartilha-lo, como um código de desconto ou a chance de ganhar uma competição, você se torna responsável pelo envio de e-mail. Seja cuidadoso com essa regra.

 
O que tudo isso significa?

Qualquer empresa que se preze não quer ser um spammer. É ruim para sua reputação entre clientes e mesmo na própria indústria, bem como a sua reputação online com os motores de busca e provedores de e-mail. Isso prejudica o marketing como um todo e, embora as empresas concorram umas com as outras, ninguém quer ser prejudicial para toda a indústria, certo?

Portanto, a melhor coisa a fazer é ter certeza de que você está atualizado com as leis. Embora as leis possam parecer complexas e assustadoras, não deixe que elas o impeçam de usar um dos melhores canais de marketing que existem. A Lei CAN-SPAM foi exposta com clareza e você só precisa seguí-la. No entanto, você vai descobrir que muitos desses pontos são provavelmente a forma como você gostaria de receber um e-mail promocional ou informativo. Coerência e bom senso é a palavra que guia todas as ações para ter bons resultados na internet. 

O e-mail marketing é uma parte incrivelmente valiosa de seu mix de marketing. A partir dos dados que você pode coletar, aprende-se a construir uma melhor relação com seu cliente. Apenas certifique-se de dar aos seus clientes a opção de estar nesse relacionamento com você, e essas leis irão ajuda-lo a fazer isso.


Você já conhecia essas leis antes de ler este post? Esquecemos de algo? Por favor, sinta-se livre para deixar um comentário abaixo.


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Igor Barazzetti
Sobre o Autor
Igor Barazzetti é Diretor da Hit Marketing Digital e Publicitário, concluindo pós-graduação em Comunicação Digital. Eterno estudante de marketing, acredita no empreendedorismo como forma de transformação pessoal e profissional.